
Use os pontos de restauração e, dependendo da sua versão do sistema, faça cópias de arquivos importantes
O Windows tem um programa de backup e um recurso de criação de pontos de restauração que permitem, respectivametne, recuperar arquivos e retornar o sistema a uma estágio anterior quando alguma coisa dá errado.
Pontos de restauração

Os pontos de restauração do Windows são uma maneira ágil de recuperar o sistema de problemas causados por programas maliciosos, vírus e de besteiras feitas pelo próprio usuário. Para ativar esse recurso, digite a palavra Restauração na busca do Vista e clique no item Centro de Backup e Restauração. Clique no link Criar um Ponto de Restauração ou Alterar Configurações. Depois, certifique-se de marcar as partições para que os backups do sistema sejam feitos automaticamente. Para gravar um novo ponto, clique no botão Criar e dê um nome para o item.

Cópias de arquivos e pastas

No Centro de Backup e Restauração citado anteriormente você também encontra opção para fazer uma cópia completa dos dados gravados no PC. Mas a opção de cópia de arquivos só está disponível nas versões Premium, Ultimate e Business do Vista e a de backup completo apenas nestas duas últimas. A opção de Backup de Arquivos é bastante simples de usar. Primeiro você escolhe o destino do backup. Depois, seleciona os tipos de arquivos que serão salvos e a frequência com que as cópias de segurança serão feitas. Pronto, é só deixar o resto com o Windows, que gravará os dados automaticamente na data.

Ajuda de terceiros

Quem usa outras versões do Visa pode realizar backups automáticos com a ajuda de ouros programas. O Second Copy é uma dessas opções. Ele custa 30 dólares, mas tem uma versão de avaliação que pode ser usada sem custo por 30 dias. O Second Copy roda em segundo plano no Windows. Para começar a usá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone azul na bandeja do sistema e depois sobre Show Profiles. Na janela que aparecerá, clique em File e depois em New Profile. Um assistente se abrirá, e você deverá informar qual pasta deverá ser copiada, o destino do backup e a frequência com que as cópias de segurança serão feitas. Na tela final antes do backup, você deverá escolher o tipo de cópia. É interessante optar pelo backup com compactação.
Ricardo Lôvo
Ricardo Lôvo