
E o plantão da CES 2009 continua, desta vez, com um netbook da HP, o Mini 2140. Pode-se dizer que ele é um upgrade do Mini 2133, ou, se preferir, uma versão melhorada e inchada do Mini 1000. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Mini-Note de cor cinza ganha um aspecto mais robusto e vem com um teclado bem espaçoso, que corresponde a 92% de um QWERTY para desktops.
A tela é de 10.1 polegadas, com LED e resolução 16:9 (1366x768), prometendo corresponder aos exigentes padrões de alta definição.
A versão que a HP apresentará na feira, a partir de amanhã, é munida do processador Atom, da Intel, com freqüência de 1.6 GHz , possui 160 GB de HDD, 2GB de RAM e ainda permite que o usuário opte pelos sistemas operacionais Windows Vista, FreeDOS ou SuSE Linux.
O preço deverá ser o mesmo que o de seus antecessores, quando lançados: em torno de 500 dólares.
Não se trata de uma grandiosa inovação, mas o netbook deve satisfazer aqueles que usam computadores portáteis para uso empresarial pelo baixo custo e bom desempenho para tarefas corriqueiras.
A quantidade de netbooks na nossa seção durante os últimos meses denuncia que estes pequenos computadores formam o principal foco das empresas de hardware no atual período. Em decorrência da crise financeira, as fabricantes contém seus gastos na produção, já que a maioria das companhias do mundo adiam ao máximo a renovação de seus computadores. Um gadget como este pode ser uma solução eficaz.
2133 Mini-Note PC, da HP
O acabamento do modelo é o oposto do verificado no Eee PC, da Asus, e no Mobo, da Positivo, os primeiros minilaptops disponíveis no Brasil. Fechado, o 2133 Mini-Note PC prateado é bem elegante. Duas portas USB 2.0, uma saída de vídeo D-Sub (VGA), conectores de microfone e fone de ouvido, porta Gigabit Ethernet e slots Express Card e SD estão espalhados pelas laterais do portátil. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aberto, o que chama a atenção é o touchpad com botões grandes e macios e o teclado, que surpreende pelas dimensões. Segundo a HP, correspondem a 92% do tamanho de um QWERTY decente. Mas, considerando o tamanho das teclas alfabéticas, o teclado do 2133 Mini-Note PC supera os de qualquer outro minilaptop e rivaliza com os de notebooks convencionais e até mesmo com os de desktops. Duvida? Então, confira a abaixo o tamanho da tecla A medida diagonalmente no 2133 Mini-Note PC e em outros equipamentos:
2133 Mini-Note PC - 2,2 cm
iMac, da Apple - 2 cm
Eee PC, da Asus, e Mobo, da Positivo - 1,7 cm
Desktop ThinkCentre, da Lenovo - 1,7 cm
Shift, da HTC - 1,4 cm
As únicas teclas visivelmente menores são as direcionais e as de função, na fileira superior do teclado. Enter e Shift são de bom tamanho, diferentemente do que ocorre no Eee PC e no Mobo. Nos testes, configuramos o teclado americano para funcionar no padrão ABNT e deu para escrever numa boa. O teclado é tão grande que chega a dar a sensação de que é desproporcional em relação ao LCD.
Com resolução de 1280 por 768 pixels e 8,9 polegadas, a tela do 2133 Mini-Note PC, diferentemente do que acontece com a do Mobo, não apresenta nenhuma dificuldade para exibir o Windows sem distorção. Ela chega até a ser espaçosa -- pelo menos para quem tem vista boa. A largura é suficiente para colocar lado a lado o editor de texto e outro aplicativo, como o browser.
O que deu para perceber logo de cara é que o som impõe respeito. Os alto-falantes localizados nas laterais do LCD são incrivelmente potentes para um portátil do porte do 2133 Mini-Note PC, superando facilmente os de muitos laptops maiores e de marcas respeitáveis. A qualidade do som é boa (boa para um notebook, é sempre bom frisar).
Durante a reprodução de vídeo em XviD com resolução de 608 por 336 pixels direto do pen drive, o laptopzinho soluçou bastante. Movendo o arquivo para o HD do portátil, a exibição foi muito mais suave.
No trabalho com processador de texto e web, não deixou nada a desejar. Mas deixou a sensação de que, quando for necessário rodar mais aplicações simultâneas, o equipamento vai suar.
(Fonte: INFO Lab)
Mini-Note, da HP, está de cara nova e tela maior
Das especificações, o que tinha de bom continua: teclado grandão, com 80% do tamanho de um feito para desktop, construção parruda e configurações de primeira.
O processador mantém a freqüência de 1,6 GHz, mas sai o modelo da Via e entra um Atom N270, da Intel. O micrinho tem até 1 GB de RAM e versão com Windows XP.
Tem disco pra todo gosto. Quem preferir mais espaço pode escolher o HD comum, de 60 GB. Se a opção for por mais segurança e economia de energia, dá para colocar um SSD de 8 ou 16 GB.
As novidades também valem para o modelo de 8,9 polegadas, que será vendido lá fora a partir de 399 dólares, com 512 MB de RAM. A versão com tela de 10,2 polegadas sairá a partir de 499 dólares, com memória de 1 GB.
Ricardo Lôvo