
Num misto de futurologia e das conseqüências do desenvolvimento científico, estudo mostra que economia de energia e interatividade na web estão na pauta para os próximos cinco anos.
A IBM anunciou um estudo feito pela companhia que aponta as cinco mais promissoras para os próximos cinco anos.
Chamado de IBM Five in Five, a lista está em sua terceira edição e traz a conceitos que vão da redução do consumo de energia a avanços da web.O estudo é baseado em tendências sociais e de mercado, além de tecnologias emergentes dos laboratórios da IBM do mundo inteiro.
Energia vem do sol
A primeira delas é a energia solar. Segundo a Big Blue, atualmente, os materiais e o processo de produção de células solares para converter energia são muito caros. Mas uma nova tecnologia, conhecida como “filme fino” deve tornar o processo mais econômico. A nova célula é 100 vezes mais fina do que as feitas de wafer de silício e têm custo mais baixo. Elas são adequadas tanto ao topo das construções, como para laterais, incluindo janelas de vidro escurecido. O filme fino pode ser usado ainda em celulares, notebooks, carros e até mesmo roupas.
Dieta hi-tech
Outra das cinco tecnologias que devem despontar nos próximos anos é a chamada Bola de cristal para saúde. Segundo a IBM, os médicos serão capazes de oferecer um mapa genético detalhando quais os riscos que uma pessoa provavelmente enfrentará durante a vida e o que é preciso especificamente para evitá-los. Será possível criar um DNA individual que custará menos de US$200. Desde que os cientistas descobriram como mapear todo o genoma humano, eles conseguiram identificar os segredos guardados pelos genes. Os médicos podem usar essa informação para recomendar tratamentos e mudanças de estilo de vida específico de acordo com o mapa de cada pessoa.
A web responde
O uso da internet também mudará significativamente até 2012. Será possível navegar com as mãos livres, usando a voz e eliminando a necessidade de telas e teclados. A nova tecnologia mudará a forma com que as pessoas criam, constroem e interagem com web, sites de comércio eletrônico e de informação usando a voz ao invés de texto. Segundo a IBM, em lugares como a Índia, por exemplo, em que a fala é mais proeminente do que a escrita no ensino, “falar” com a web está superando todas as outras interfaces. Será possível fazer uma ligação para enviar um post, responder a e-mails e mensagens instantâneas sem precisar digitar. Finalmente, encontrar o que está procurando e ter a informação lida de volta para você, como se essa interação fosse uma conversa com a web.
Vendedor digital
Uma triste notícia, pelo menos aos olhos da Big Blue, é a extinção dos vendedores de loja. Isso, de acordo com a IBM, será possível pela combinação de novas tecnologias e com a próxima onda de dispositivos móveis. Provadores serão equipados com assistentes digitais de compras. São quiosques com tela sensível ao toque e ativados por voz que permitirão a escolha de roupas e acessórios para complementar ou substituir a peça que você já escolheu. Fotos poderão ser tiradas com diferentes combinações e enviadas por e-mail ou SMS para uma segunda opinião de um amigo ou familiar. Os consumidores poderão acessar classificações e comentários sobre produtos feitos por outros clientes e também conseguirão fazer o download de cupons de desconto e aplicá-los instantaneamente nas compras.
Agenda em tempo real
Os avisos automáticos fecham a lista do Top 5. Detalhes do dia-a-dia serão registrados, armazenados, analisados e fornecidos, no momento e local apropriados, por dispositivos inteligentes. Bem ao estilo Minority Report. Ficará mais fácil lembrar do que comprar no supermercado, onde e quando você combinou um almoço de negócios ou um happy hour com amigos. Para ajudar a tornar isso possível, microfones e câmeras de vídeo gravarão conversas e atividades. As informações coletadas serão armazenadas automaticamente e analisadas em um computador pessoal. Telefones inteligentes com GPS integrado poderão avisar as pessoas para comprarem alimentos ou remédios caso passarem em frente a uma loja específica. A IBM acredita que TVs, controles remotos ou mesmo toalhas de mesa possam um dia se tornar mídias por meio das quais acessaremos nossas informações armazenadas digitalmente.
Ricardo Lôvo
A IBM anunciou um estudo feito pela companhia que aponta as cinco mais promissoras para os próximos cinco anos.
Chamado de IBM Five in Five, a lista está em sua terceira edição e traz a conceitos que vão da redução do consumo de energia a avanços da web.O estudo é baseado em tendências sociais e de mercado, além de tecnologias emergentes dos laboratórios da IBM do mundo inteiro.
Energia vem do sol
A primeira delas é a energia solar. Segundo a Big Blue, atualmente, os materiais e o processo de produção de células solares para converter energia são muito caros. Mas uma nova tecnologia, conhecida como “filme fino” deve tornar o processo mais econômico. A nova célula é 100 vezes mais fina do que as feitas de wafer de silício e têm custo mais baixo. Elas são adequadas tanto ao topo das construções, como para laterais, incluindo janelas de vidro escurecido. O filme fino pode ser usado ainda em celulares, notebooks, carros e até mesmo roupas.
Dieta hi-tech
Outra das cinco tecnologias que devem despontar nos próximos anos é a chamada Bola de cristal para saúde. Segundo a IBM, os médicos serão capazes de oferecer um mapa genético detalhando quais os riscos que uma pessoa provavelmente enfrentará durante a vida e o que é preciso especificamente para evitá-los. Será possível criar um DNA individual que custará menos de US$200. Desde que os cientistas descobriram como mapear todo o genoma humano, eles conseguiram identificar os segredos guardados pelos genes. Os médicos podem usar essa informação para recomendar tratamentos e mudanças de estilo de vida específico de acordo com o mapa de cada pessoa.
A web responde
O uso da internet também mudará significativamente até 2012. Será possível navegar com as mãos livres, usando a voz e eliminando a necessidade de telas e teclados. A nova tecnologia mudará a forma com que as pessoas criam, constroem e interagem com web, sites de comércio eletrônico e de informação usando a voz ao invés de texto. Segundo a IBM, em lugares como a Índia, por exemplo, em que a fala é mais proeminente do que a escrita no ensino, “falar” com a web está superando todas as outras interfaces. Será possível fazer uma ligação para enviar um post, responder a e-mails e mensagens instantâneas sem precisar digitar. Finalmente, encontrar o que está procurando e ter a informação lida de volta para você, como se essa interação fosse uma conversa com a web.
Vendedor digital
Uma triste notícia, pelo menos aos olhos da Big Blue, é a extinção dos vendedores de loja. Isso, de acordo com a IBM, será possível pela combinação de novas tecnologias e com a próxima onda de dispositivos móveis. Provadores serão equipados com assistentes digitais de compras. São quiosques com tela sensível ao toque e ativados por voz que permitirão a escolha de roupas e acessórios para complementar ou substituir a peça que você já escolheu. Fotos poderão ser tiradas com diferentes combinações e enviadas por e-mail ou SMS para uma segunda opinião de um amigo ou familiar. Os consumidores poderão acessar classificações e comentários sobre produtos feitos por outros clientes e também conseguirão fazer o download de cupons de desconto e aplicá-los instantaneamente nas compras.
Agenda em tempo real
Os avisos automáticos fecham a lista do Top 5. Detalhes do dia-a-dia serão registrados, armazenados, analisados e fornecidos, no momento e local apropriados, por dispositivos inteligentes. Bem ao estilo Minority Report. Ficará mais fácil lembrar do que comprar no supermercado, onde e quando você combinou um almoço de negócios ou um happy hour com amigos. Para ajudar a tornar isso possível, microfones e câmeras de vídeo gravarão conversas e atividades. As informações coletadas serão armazenadas automaticamente e analisadas em um computador pessoal. Telefones inteligentes com GPS integrado poderão avisar as pessoas para comprarem alimentos ou remédios caso passarem em frente a uma loja específica. A IBM acredita que TVs, controles remotos ou mesmo toalhas de mesa possam um dia se tornar mídias por meio das quais acessaremos nossas informações armazenadas digitalmente.
Ricardo Lôvo