A comunidade, chamada de SaaSpace , tem como objetivo gerar conhecimento coletivo e encorajar a troca de experiências entre os profissionais. De acordo com a IBM, a empresa reúne uma cadeia de 5,8 milhões de desenvolvedores no mundo.
Na prática, o ambiente permite que as empresas estabeleçam uma página dinâmica de perfil, descrevendo seus negócios e soluções. A intenção é permitir que outras empresas e clientes usem essas informações para localizar possíveis parceiros comerciais e fornecedores de software.
A SaaSpace incluirá fóruns on-line, debates de negócios, blogs e bookmarks sociais. Os profissionais também poderão colaborar virtualmente no desenvolvimento de aplicativos.
O modelo de software como serviço, ou software as a service (SaaS), consiste na venda de licenças de aplicações que podem ser controladas pelo vendedor via internet. As empresas não pagam pelo software em si, mas pelo uso dele.
De acordo com o Gartner Group, este formato representa atualmente cerca de 5% do mercado total de venda de software e, até 2011, deverá representar 25% das vendas totais para o segmento corporativo.
Ricardo Lôvo