16 de julho de 2007

NOVO SOFTWARE CRIA IMAGENS FALSAS NUM INSTANTE

Antes e depois: saem os telhados, entram os veleiros (fotos: Universidade Carnegie Mellon)

Nova tecnologia produz colagens fotográficas perfeitas.

Na foto acima, à esquerda, os telhados estragam a cena. Que tal substituí-los por algo mais interessante? Num editor de imagens comum, isso exigiria uma boa dose de habilidade e daria bastante trabalho. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon (CMU), nos EUA, desenvolveu um programa que faz a troca automaticamente.

Para isso, o software examina um banco de imagens em busca de trechos de fotos que possam substituir o elemento indesejado. Um algoritmo compara texturas, cores e formas como quem procura uma peça para encaixar num quebra-cabeça. Neste exemplo, essa análise foi feita em 2,3 milhões de fotos disponíveis no site Flickr. Depois, o aplicativo apresentou as 20 melhores opções de substituição encontradas. Uma delas aparece acima, à direita.

Outro grupo de pesquisa da mesma universidade criou uma ferramenta que possibilita acrescentar rapidamente novos elementos a uma foto. Com ela, é fácil encher de gente ou de automóveis uma rua vazia, por exemplo. Para isso, os pesquisadores montaram um banco de imagens com fotos de pessoas, animais, veículos e outros objetos. O programa examina a cena e busca objetos com características compatíveis para acrescentar a ela.

Pesquisas como essas mostram que aplicativos aparentemente maduros, como o Photoshop, ainda têm muito o que evoluir. No futuro, essas tecnologias poderão colocar fotocolagens complexas ao alcance do fotógrafo leigo em edição de imagens; além agilizar o trabalho dos profissionais. Mas ainda deve demorar alguns anos até que os novos algoritmos sejam incorporados aos aplicativos comerciais.


Mauricio Grego da INFO


Ricardo Lôvo