16 de julho de 2007

CÂMERAS REFLEX SÃO MAIS DIVERTIDAS

Nikon D40x: controles nos lugares certos e um bom visor óptico fazem diferença nas fotos

Agilidade e imagem melhor são dois atrativos das SLR.

Depois de passar a algum tempo fotografando apenas com uma câmera compacta - uma Lumix LX1, da Panasonic - voltei a usar uma reflex - uma Nikon D40x - há alguns dias. Apesar de a SLR ser bastante maior e mais pesada, ela se mostrou mais agradável de usar. Veja por que.

Velocidade - Mesmo nas compactas mais velozes há um atraso de uma fração de segundo ao pressionar o botão do obturador. Isso já é suficiente para prejudicar algumas fotos de ação. Na SLR, o atraso é quase imperceptível.

Qualidade - Por ter pixels maiores que os das compactas, as câmeras reflex oferecem mais sensibilidade e menos ruído nas imagens. É possível obter fotos de boa qualidade com a D40x ajustada em até ISO 800. Com a LX1, uma foto feita em ISO 200 já precisa ser tratada para redução de ruído se o objetivo for imprimi-la com alta qualidade. Há câmeras compactas que têm melhor desempenho nesse item. Mas, em geral, as compactas processam a foto para reduzir o ruído (algo opcional na D40x), o que reduz um pouco a riqueza de detalhes na imagem.

Controles - A Lumix LX1 (assim como sua sucessora, a LX2) destaca-se entre as câmeras compactas por ter controles bastante completos e ótima ergonomia. Ainda assim, a D40x é mais prática. O controle mecânico de zoom da SLR é mais preciso que o zoom motorizado da câmera compacta. E o botão rotativo para regulagem de exposição da D40x (sempre ao alcance do polegar) permite ajustá-la com rapidez.

Visor - Embora algumas compactas possuam visor óptico, ele é, em geral, pequeno e incômodo. A maioria das pessoas prefere usar a telinha de cristal líquido ao fotografar com essas máquinas. Nessa situação, a cena enquadrada ocupa apenas uma pequena parte do campo visual do fotógrafo. No visor óptico das SLR, o campo visual inteiro é ocupado pela cena. Assim, fica mais fácil concentrar-se na foto e observar os detalhes. Minha experiência pessoal (e a de outros fotógrafos com quem tenho conversado) é que as fotos tendem a ficar melhores quando se usa visor óptico.

Versatilidade - Esse é o benefício mais óbvio de uma reflex. Além de ter mais recursos embutidos, essas câmeras aceitam uma variedade de objetivas e acessórios. Assim, é possível adequá-las a situações diversas - de cenas de estúdio a fotos de animais selvagens.

Naturalmente, mesmo com todas essas vantagens das reflex, as câmeras compactas não deixam de ser atraentes. O fato de serem pequenas o bastante para ser levadas a qualquer lugar é um grande benefício. Fico devendo uma análise da Nikon D40x, com os pontos fortes e fracos que observei. Vou falar disso em outro post neste blog.



Mauricio Grego da INFO

Ricardo Lôvo