
CCD da Kodak: o tamanho indicado nas câmeras compactas é maior que o real
O tamanho do sensor é fundamental para a qualidade da foto, mas nem sempre é descrito com clareza.
Uma câmera com sensor CCD maior geralmente tem maior sensibilidade, produz imagens com menos ruído e tem menos problemas de perda de qualidade por difração. O resultado final é que as fotos ficam melhores. Essa é uma das razões por que uma foto feita com uma câmera reflex tende a ser melhor que outra feita com uma compacta com o mesmo número de pixels. Naturalmente, um sensor maior também ocupa mais espaço, exige lentes mais pesadas e custa mais. Por isso, sensores pequenos têm seu lugar garantido em câmeras compactas e celulares.
No caso das máquinas reflex, não há problemas com a descrição do tamanho do sensor. Os fabricantes indicam o tamanho em milímetros. Os da Nikon, por exemplo, medem 23,6 por 15,8 mm. Mas não é o que acontece com a maioria das câmeras compactas, que têm essa característica descrita de forma enganadora. A maneira mais comum é usar um número fracionário em polegadas. Assim, o formato do sensor ("sensor type") pode ser, por exemplo, 1/1,8" ou 2/3". Diferentemente do que pode parecer, essa não é a medida da diagonal do sensor.
Essa notação foi criada nos anos 50 para uso em televisores. Servia para descrever o diâmetro do canhão de elétrons no tubo de raios catódicos. Naquela época, o tamanho indicado era o diâmetro do tubo de vidro que envolve o canhão. A área que efetivamente podia ser usada para produzir imagem era uma fração desse tamanho total.
Essa confusa notação deveria ter sido abandonada há muito tempo. Mas não é o que acontece. Os fabricantes de câmeras digitais continuam usando números que indicam um diâmetro entre 40% e 60% maior que a diagonal efetiva do sensor. Assim, por exemplo, 1/1,8" equivale a cerca de 14 mm. Mas um sensor fotográfico de 1/1,8" mede, tipicamente, 9 mm na diagonal.
Não há uma relação matemática exata entre o tamanho real do sensor e o formato indicado. Mas você pode ter uma idéia aproximada de quanto mede o dispositivo convertendo o formato indicado para milímetros e multiplicando por 0,67.
Mauricio Grego da INFO
Ricardo Lôvo