
Cyber-shot H9: zoom 15x e sensibilidade até ISO 3200
A Sony acaba de anunciar sete novas câmeras fotográficas. Entre as novidades está a saída para HDTV.
Esse é um acréscimo oportuno quando se considera que as máquinas atuais têm resolução muito superior à da HDTV. No entanto, na hora de exibir imagens no televisor, elas empregam a velha conexão de vídeo composto, de baixa definição. Uma notícia não tão boa é que o uso da saída HD nas câmeras da Sony vai exigir a compra separada de um cabo de vídeo componente. Vale observar que a empresa não aderiu ao formato 16:9, que vem ganhando espaço. Todas as novas câmeras possuem sensores no tradicional formato 4:3.
A saída em HD pode ser a novidade mais chamativa, mas há outras que são mais importantes para muitos usuários. A sensibilidade pode, agora, ser ajustada até ISO 3200. Isso deve facilitar as fotos noturnas. Na geração anterior o máximo era ISO 1250. Todas os novos modelos trazem estabilizador óptico de imagem. As resoluções vão de 7 a 12 megapixels, seguindo a tendência de elevação do número de pixels, que, apesar de questionável, continua forte no mercado.
As três novas câmeras compactas da série Cyber-shot W (DSC-W200, DSC-W90 e DSC-W80) trazem objetiva Carl Zeiss de 35 a 105 mm (DF equivalente). Em comparação com a lente usada em modelos anteriores, de 38 a 114 mm, a nova é mais versátil. Em muitas situações, 38 mm é uma distância focal longa demais. No entanto, com exceção da reflex Alpha 1, a Sony continua não oferecendo nenhuma câmera com lente grande-angular verdadeira.
Há duas novas ultracompactas Cyber-shot T: DSC-T100 e DSC-T20. A T100 destaca-se por trazer objetiva Carl Zeiss com zoom 5x, de 35 a 175 mm, algo notável numa câmera tão pequena. Já as novas superzoom Cyber-shot DSC-H9 e DSC-H7 trazem zoom óptico de 15x, de 31 a 465 mm. São câmeras de 8 megapixels com características idênticas, exceto pelo LCD, que é maior (3 polegadas) e dobrável na H9.
Mauricio Grego da INFO
Ricardo Lôvo