Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007 - 10h17
SÃO PAULO – Um hacker revelou esta semana que conseguiu quebrar a proteção anticópia dos DVDs de alta definição.
A informação foi publicada no site de discussão Doom9. Usando o nome arnezami, o hacker conta que destravou a proteção do filme King Kong. Conforme sua descrição, a descoberta começou com a análise de mudanças ocorridas no conteúdo da memória do computador enquanto o DVD player carrega o disco. Ele copiou para um arquivo esse conteúdo e, analisando-o, diz ter descoberto a chave de proteção.
Segundo especialistas, a descoberta de arnezami põe por terra a proteção de discos Blu-ray e HD-DVD existentes até agora. No entanto, alguns argumentam que a proeza não é tão importante, uma vez que as chaves podem ser modificadas no futuro. O próprio armezami rebate essas observações. Ele diz que, se a chave for alterada, haverá meios de detectar o processo, com base na descoberta já feita.
Há cerca de dois meses, outro hacker que se assina como muslix64 também criou um método para identificar a chave de proteção de discos Blu-ray e HD-DVD. O esquema de muslix64, porém, funciona para obter a chave de cada título, enquanto o de arnezami é apresentado como universal.