4 de abril de 2010

1º /04/10 - DIA DA MENTIRA, GOOGLE E SUAS BRINCADEIRAS

 1april_150


YouTube com vídeos em resolução de texto, mudança do nome da empresa e projeto para base em Marte estão entre as pegadihas.

 Você provavelmente já caiu em alguma brincadeira neste 1º de abril, em que se comemora no mundo todo o 'dia da mentira'. E não se espante se pelo menos uma delas tenha sido provocada pelo Google, que preparou uma série de recursos e produtos fictícios que foram lançados hoje.
A começar pelo YouTube, que teve seu logo alterado e agora está pixelado, numa clara referência a uma 'nova' forma de reprodução de vídeos em baixa qualidade para economizar no tráfego de dados: a resolução TEXTp, que é um modo de exibição somente texto. É isso mesmo, as imagens são formadas por palavras.

textp2.jpg


No blog oficial, o YouTube diz que “cada pessoa que selecionar o TEXTp e assistir ao vídeo com a opção ativada vai economizar 1 dólar por segundo ao YouTube. Potencialmente, isso poderá nos ajudar a poupar bilhões de dólares“. Para ter acesso ao recurso, basta acrescentar o código &textp=fool ao endereço URL.

topeka_photo_02.jpg

O post, publicado pelo CEO Eric Schmidt, expressa as dificuldades da empresa ao tomar a nova decisão e explica como será o processo de adoção do novo nome de forma até convincente.

Rumo a Marte O mais novo projeto da empresa se chama Google Virgle, e já está recebendo inscrições de pessoas interessadas no "plano B da humanidade": a habitação do planeta Marte.

googlevirgle.jpg

Segundo a página do Virgle, a partir de 2014, os executivos da empresa dvem liderar centenas de usuários em uma das maiores aventuras da história humana: viver em uma colônia em Marte.

Converse com os animais
A aposta móvel para hoje é o Translate for Animals, um aplicativo para o Android que é capaz de traduzir palavras e até mesmo frases para que animais possam entender e se comunicar com os humanos.

infographic-sm.png

Produzida pelo Google do Reino Unido, essa brincadeira ganhou até mesmo um vídeo ilustrando como o processo de tradução para os animais funciona. Veja o vídeo clicando aqui

E-mail sem vogaisQuem tentou acessar o Gmail hoje sentiu algo estranho: todas as palavras da página de login tiveram suas vogais removidas. O resultado: textos confusos e irreconhecíveis.

gmail.jpg

Em um post no blog oficial do serviço, a empresa justifica o erro como uma falha em seus datacenters e orienta aos usuários improvisar com o uso de caracteres especiais para substituir as vogais.

Armário Google Docs
A próxima geração de armazenamento do Google Docs chega em maio e permitirá aos usuários armazenar objetos como chaves, brinquedos, animais de estimação e qualquer outra coisa pelo preço de 10 centavos por quilo.

googledocs.jpg

E para recolher ou entregar os objetos, o Google enviará os veículos do Google Street View em até três horas.

Personal Waver
O novo recurso de notificação do Google Wave promete manter os usuários atualizados com notificações físicas: pessoas trazem alertas onde quer que você esteja. VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI.

Telefonia primitiva
A proposta do Standard Voicemail Mode é voltar no tempo e descartar todos os recursos modernos que facilitam a comunicação telefônica.

googlevoice.jpg

O Google também inclui o recurso para enviar páginas numéricas, mas deixa bem claro que também não sabe exatamente o que isso significa.

Descarga literal de dados
Uma das propostas mais interessantes é o Google TiSP System, que permite ao usuário acessar internet sem fio em casa por meio de um roteador conectado ao Google via redes de esgoto.

tisp_diagram.gif

A tecnologia, que utiliza fibra óptica, ganhou até mesmo pacotes de serviços corporativos e guias de instalação no site oficial.
E se isso não foi suficiente para você, confira também a aquisição do blog Google Discovery, o Programa de Vantagens do Google Reader e os novos recursos de exibição em tamanho real do Google Photos.

Ricardo Lôvo
Twitter: www.twitter.com/ricardolovo

TudodeFutebol.com
Twitter: www.twitter.com/tudofutebol_com