Já deu para perceber que as montadoras graúdas, depois de dar uma passadinha no banco de empréstimo, correm pelo troféu de qual veículo ecológico emplacará no mercado.
O Salão de Detroit apenas confirmou a tendência ‘verde’. Todas as companhias que ainda respiram por aparelhos apostam suas peças em carros elétricos e/ou híbridos. E vale tudo para se destacar e ganhar uma sobrevida no ramo. Design, preço e economia são as palavras-chave na boca dos chefões de cada uma delas.
A Ford, além da tríade, aposta também em um painel customizado e ecológico. A empresa anunciou, ou melhor, confirmou que a nova linha híbrida do Fusion virá com um SmartGauge e tecnologia Eco Guide. E é de brilhar os olhos sua demonstração.
Basicamente, o recurso apresentará ao condutor se ele é um amigo do ambiente, ou não. Pela sua interface, a idéia do produto é, talvez, criar um nível de competição entre os usuários, como se fosse um jogo no volante: “o quanto você pontuou para salvar a natureza?’
As informações vão surgindo na tela LCD de alta resolução, conforme o motorista seleciona no painel. São quatro os modos de visualização: Inform (nível de combustível e status da carga da bateria), Enlighten (acrescenta o indicador do veículo elétrico e tacômetro), Engage (adiciona potência de motor e de bateria) e Empower (indica consumo de energia, tração das rodas e detalhes de acessórios).
Dentro do Empower, o “Efficiency Leaves” impressiona pela qualidade gráfica. Enquanto pega a estrada, o motorista vê o quanto sua direção está sendo eficiente em relação ao combustível: isto quer dizer, quanto mais folhas, melhor a conduta no volante.
O SmartGauge é um show em si. Esperemos para ver o quão eficiente pode ser em uma metrópole. Ele estará disponível na geração 2010 do Ford Fusion Hybrid, que será equipado com um motor elétrico de até 75 km/h) combinado com outro à gasolina. Segundo a Ford, com a utilização dos dois motores em conjunto, a autonomia do sedan chega a 1.120 quilômetros em vias urbanas. Para o Brasil, diz a assessoria da empresa, não há estimativa de chegada da versão “bi-motora”. A versão normal, à gasolina, deve chegar, sim, mas eles não podem confirmar data e preço. Tampouco como serão os painéis. Questão de estratégia, dizem. Enfim, só resta esperar. VEJA O VÍDEO ABAIXO: