26 de janeiro de 2009

ESTE É PARA QUEM GOSTA DE TECNOLOGIA EM CARROS - FORD SMART GUAGE ECO GUIDE



Já deu para perceber que as montadoras graúdas, depois de dar uma passadinha no banco de empréstimo, correm pelo troféu de qual veículo ecológico emplacará no mercado.

O Salão de Detroit apenas confirmou a tendência ‘verde’. Todas as companhias que ainda respiram por aparelhos apostam suas peças em carros elétricos e/ou híbridos. E vale tudo para se destacar e ganhar uma sobrevida no ramo. Design, preço e economia são as palavras-chave na boca dos chefões de cada uma delas.

A Ford, além da tríade, aposta também em um painel customizado e ecológico. A empresa anunciou, ou melhor, confirmou que a nova linha híbrida do Fusion virá com um SmartGauge e tecnologia Eco Guide. E é de brilhar os olhos sua demonstração.

Basicamente, o recurso apresentará ao condutor se ele é um amigo do ambiente, ou não. Pela sua interface, a idéia do produto é, talvez, criar um nível de competição entre os usuários, como se fosse um jogo no volante: “o quanto você pontuou para salvar a natureza?’

As informações vão surgindo na tela LCD de alta resolução, conforme o motorista seleciona no painel. São quatro os modos de visualização: Inform (nível de combustível e status da carga da bateria), Enlighten (acrescenta o indicador do veículo elétrico e tacômetro), Engage (adiciona potência de motor e de bateria) e Empower (indica consumo de energia, tração das rodas e detalhes de acessórios).

Dentro do Empower, o “Efficiency Leaves” impressiona pela qualidade gráfica. Enquanto pega a estrada, o motorista vê o quanto sua direção está sendo eficiente em relação ao combustível: isto quer dizer, quanto mais folhas, melhor a conduta no volante.

O SmartGauge é um show em si. Esperemos para ver o quão eficiente pode ser em uma metrópole. Ele estará disponível na geração 2010 do Ford Fusion Hybrid, que será equipado com um motor elétrico de até 75 km/h) combinado com outro à gasolina.

Segundo a Ford, com a utilização dos dois motores em conjunto, a autonomia do sedan chega a 1.120 quilômetros em vias urbanas.

Para o Brasil, diz a assessoria da empresa, não há estimativa de chegada da versão “bi-motora”. A versão normal, à gasolina, deve chegar, sim, mas eles não podem confirmar data e preço. Tampouco como serão os painéis. Questão de estratégia, dizem. Enfim, só resta esperar.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:




Ricardo Lôvo