
R8 V10 2009
Todos aficionados por velocidade esperavam novidades em torno da misteriosa máquina alemã que seria mostrada no mês seguinte. E assim foi.
Apresentado oficialmente agora em janeiro, o aguardado R8 V10 brilhou os olhos do público ao ser anunciado como o único modelo do mundo a utilizar somente luzes de LED. De fábrica, sim. Piscas, faróis e o restante da iluminação.
Com esse diodo semicondutor, o consumo de combustível e as emissões de CO2 são reduzidos, além de ser bem mais eficiente, ou brilhante, para a segurança rodoviária.
A nova iluminação, segundo a companhia, garante uma economia de 2 litros de combustível por 100 quilômetros rodados e cerca de 4 gramas a menos nas emissões de CO2 por quilômetro.
Estima-se que os faróis LED, atualmente, são quatro vezes mais eficientes que os convencionais halógenos, aqueles com lâmpadas incandescentes de tom amarelado.
Em relação aos badalados faróis de xenônio, o popular xenon, a atual geração de LED também é superior: gera 100 lumens por watt, contra 80 por watt do “rival”.
O investimento talvez seja uma maneira de se redimir com o meio ambiente, já que, mesmo em tempos de crise, quando a maioria das montadoras investe em sustentabilidade e peças de baixo custo, a companhia continua com lançamentos de motores alimentados por combustíveis fósseis.
Ao que parece, os engenhos convencionais ainda roncam forte. Pelo menos na Alemanha, onde o carro deve ser lançado ao longo de 2009. Ainda em tempo, o motor é o mesmo do Lamborghini Gallardo, um 5.2 V10, que gera 525 cavalos. De bom tamanho, não?
Ricardo Lôvo diz:
Eu penso muito no nosso planeta, venho tentando por diversas formas evitar o mal ao nosso planeta, a questão é: O quê vem ser o mal ao planeta? Enfim, temos que pensar muito..... Mas que esta máquina é show.... ah! isto é!!!