20 de dezembro de 2007

MICROSOFT MUDA SISTEMA ANTI-CÓPIA DO WINDOWS

WGA do em ação no Windows Vista: com o SP1, acaba o modo de funcionalidade reduzida

As mudanças estarão no Windows Vista SP1, previsto para o primeiro trimestre de 2008.

Numa entrevista publicada pela própria Microsoft, Mike Sievert, vice-presidente da empresa, fornece alguns detalhes sobre o que vem por aí. Sievert diz que a Microsoft está fechando duas brechas que têm permitido o uso do Windows Vista sem ativação. Uma delas envolve modificar arquivos de cópias OEM (aquelas que são instaladas por fabricantes de micros) para simular uma pré-ativação na fábrica. A outra consiste no prolongamento do período de 30 dias em que o Windows pode ser usado sem ativação.

A diferença mais visível, porém, é que deixará de existir o modo de funcionalidade reduzida. Na versão atual do Windows Genuine Advantage (WGA), quando alguém instala o Vista e não faz a ativação num prazo de 30 dias, o sistema passa a operar no modo de funcionalidade reduzida. Nele, o usuário vê apenas o Internet Explorer, que pode ser usado para ativar o Windows ou adquirir uma licença de uso do software (com alguns truques, é possível acionar outras ferramentas nesse modo).

Agora, não haverá mais redução de funcionalidade do Vista. Passados os 30 dias em que o sistema funciona sem ativação, o usuário passará a receber avisos dizendo que seu sistema operacional é ilegal. A Microsoft não forneceu detalhes sobre esses avisos. Mas pode-se imaginar algo parecido com o que acontece no Windows XP com WGA. É provável que os avisos sejam bastante insistentes, de modo a tornar incômodo o uso de um micro com Windows não original.


Ricardo Lôvo