23 de setembro de 2007

CONHECE OS PERIGOS DA WEB?

O novo Relatório de Ameaças à Segurança na Internet, feito pelos experts da Symantec, deveria ser proibido para os paranóicos. Basta ler para nunca mais dormir tranqüilo.

Eles encontraram 39 vulnerabilidades no IE, 34 nos browsers do mundo Mozilla, 25 no Safari e 7 no Opera no primeiro semestre deste ano. Ou seja, todos os navegadores de alguma importância representam perigo.

Mais: a turma da Symantec apontou 237 vulnerabilidades nos plug-ins dos browsers – um número três vezes maior do que o do mesmo período um ano atrás. Dessas vulnerabilidades, 89% afetaram componentes do ActiveX para o IE.

Na área dos códigos maliciosos, foram encontrados 212.101 variedades pela Symantec no primeiro semestre – um crescimento de 185% em relação ao ano passado.

No mercado negro de compra e venda de informações pessoais, os especialistas da Symantec identificaram um kit particularmente letal para a segurança: o MPack, feito para explorar brechas dos navegadores das pessoas que entram em sites comprometidos. Segundo as estimativas da empresa, o MPack pôde ser comprado por mil dólares no primeiro semestre de 2007.

Como parte dessa rede criminosa, a Symantec registrou crescimento de servidores informais para vender dados roubados. Ao contrário do que se poderia imaginar apressadamente, esses servidores não estão em países mais ligados ao crime digital, como Rússia ou Brasil. Estão em países como Estados Unidos (64%), Alemanha (12%) e Suécia (9%).

Ainda quer mais dessa dose de alerta? Para ver o relatório completo, vá a http://www.symantec.com/region/br/request/relatorio/index.html


Ricardo Lovo