7 de junho de 2007

VOCÊ AINDA VAI TER UMA CÂMERA COM GPS


PhotoGPS, da Jobo: fotos com indicação de país, cidade, rua e ponto de interesse mais próximo

Em poucos anos, o receptor de GPS poderá se tornar tão comum quanto o relógio nas câmeras digitais.

Obviamente, ninguém precisa de um relógio para fotografar. Mesmo assim, as câmeras digitais possuem relógio embutido para registrar a data e o horário das fotos. O fato é que incorporar esse dispositivo a essas câmeras custa muito pouco. Assim, não há razão para não oferecer essa conveniência. Algo parecido vai acontecer com o receptor de GPS daqui a alguns anos. Com ele, a câmera vai registrar o local em que cada imagem foi clicada. Entre os dados incluídos no arquivo da imagem estará algo como "Praia de Morerê, Ilha de Boipeba, Bahia, Brasil", além das coordenadas geográficas.

Uma solução interessante para isso foi desenvolvida pela empresa holandesa NXP, que já foi parte da Philips e depois se desmembrou dela. A câmera apenas registra os dados recebidos dos satélites no instante da foto, sem processá-los. Assim, não é necessário colocar um chip poderoso (e caro) nela. Basta um receptor simples, que é desligado quando a câmera está ociosa para poupar as baterias. Quando a foto é transferida para o computador, um programa encarrega-se de processar os dados e determinar a localização. Para isso, o aplicativo consulta uma base de dados online mantida pela NXP. A solução completa - chip receptor, antena e software - deverá acrescentar cerca de 4 dólares ao custo da câmera, segundo a empresa.

O sistema da NXP deverá ser embutido em câmeras fotográficas previstas para lançamento no final de 2008. Mas ele já está presente num pequeno acessório desenvolvido pela Jobo, empresa alemã de longa tradição em fotografia. Seu photoGPS funciona encaixado na sapata para flash, registrando o local de cada foto. Além de latitude e longitude, o dispositivo fornece dados como país, cidade, rua e ponto de interesse mais próximo. Há várias categorias de pontos de interesse, como lojas, embaixadas e atrações turísticas. O usuário escolhe quais quer associar ao arquivo. O photoGPS tem lançamento previsto para o próximo Inverno, com preço sugerido de 149 euros.

Mauricio Grego da INFO

Ricardo Lôvo