Ainda que pouca gente tenha visto ou usado o novo aparelho, é possível que ele sirva para atrair a atenção dos consumidores a outros celulares sofisticados e caros, disseram executivos que participaram do Reuters Global Technology, Media and Telecoms Summit, esta semana.
"Uma das grandes vantagens do iPhone, para nós, é que ele aquecerá o mercado de música em celulares", disse Denny Strigl, vice-presidente de operações da Verizon Communications .
"Nós já estamos presenciando maior interesse em música para celulares do que existia há um trimestre, e o setor está se preparando para isso", afirmou.
A AT&T será única operadora de telefonia móvel norte-americana a vender o aparelho, pelos primeiros dois anos, ao menos. Ele concorrerá com celulares produzidos por Nokia, Sony Ericsson, Motorola, LG Electronics, Samsung, Palm, e pelas operadoras de telefonia móvel Sprint e Verizon.
Embora os chamados celulares inteligentes, que combinam recursos de música e outras mídias às funções de telefonia e dados, estejam disponíveis há anos, suas vendas continuam a representar apenas uma fração do mercado geral de celulares. Os aparelhos desse tipo são normalmente maiores e custam mais caro do que os modelos com preço médio.
"Nós fomos um dos primeiros a entrar no mercado de música, 18 meses atrás, e vem sendo muito difícil avançar", afirmou Strigl, acrescentando que a Verizon lançará novos celulares multimídia para concorrer com o iPhone.
A um preço de entre 500 e 600 dólares, o custo do iPhone é visto como espetacularmente alto, o que poderia abrir as portas a fabricantes de celulares com modelos semelhantes. Ainda assim a Apple, cujos players iPod e loja de música online iTunes dominam o mercado de música digital, antecipa vender 10 milhões de seus celulares em 2008.
Reuters
Ricardo Lôvo diz:Como eu comentei anteriormente sobre o lançamento da Motorola que quer competir com a Apple, eis a confirmação que muitos tentaram chegar nos moldes do iPhone, mas poucos conseguiram se manter no topo.
E viva a concorrência, é ótimo para nós consumidores!