Fundadores do Skype iniciam serviço de web TV
Sexta-feira, 02 de março de 2007 - 11h07
NOVA YORK - O serviço de TV pela internet dos fundadores do Skype fechou um acordo com a Jump TV para transmitir conteúdo.
A canadense JumpTV oferece 270 canais de programas de TV, de 70 países, entre os quais Albânia, Bahrain, Paquistão e Coréia do Sul, tanto gratuitos quanto por assinatura.
A Joost,nome do serviço criado pelos fundadores do Skype, que usa a mesma tecnologia de troca de arquivos de Internet que incomodou o setor de música, foi lançado em janeiro como uma rede de TV via Internet bancada por publicidade.
Um acordo para distribuir centenas de horas de programas da MTV Networks e dos estúdios de cinema Paramount, ambos parte do grupo Viacom, ajudou a Joost a ganhar destaque.
Mais acordos com grupos de mídia devem surgir nas próximas semanas, disse um executivo da Joost na semana passada.
"Dado o histórico dos fundadores da Joost, acreditamos que a plataforma possa gerar tanta transformação no segmento de TV online quanto seus empreendimentos anteriores", afirmou na semana passada em comunicado Kaleil Isaza Tuzman, presidente-executivo da Jump TV.
A Joost foi fundado por Niklas Zennstrom e Janus Friis, dois empresários escandinavos que criaram o serviço de telefonia via Internet Skype, posteriormente vendido ao eBay, e da rede de troca de arquivos Kazaa.
A Jump TV lançará inicialmente na Joost séries em espanhol da Colômbia, Peru, e Argentina, e uma comédia em árabe, informou o grupo.
A agenda da Jump TV prevê no momento que os próximos canais a serem lançados pelo grupo na Joost trarão programas em romeno, turco, russo e bengali.
Reuters
Ricardo Lôvo