SÃO PAULO - O ministério das Comunicações apresentou projeto para levar acesso à web a todos os municípios brasileiros.
Atualmente, apenas 2,1 mil dos 5565 municípios brasileiros têm acesso à internet. O programa do ministério prevê criar ao menos um ponto de acesso à web em cada cidade brasileira até o final deste ano.
Numa segunda etapa, o ministério vai ampliar o número de pontos de acesso nas cidades brasileiras. Atualmente, o governo federal disponibiliza 3,3 mil pontos de acesso em pequenos e médios municípios do interior do Brasil.
O projeto prevê a criação de novos 7,7 mil pontos de acesso nos próximos quatro anos, com investimentos de R$ 250 milhões.
Para viabilizar o programa, o ministério fará parcerias com as prefeituras, que fornecerão espaço físico e mobiliário para a criação dos telecentros.
A infra-estrutura de TI, os computadores e o treinamento de pessoal será responsabilidade do ministério.
Na região da Amazônia, o ministério informou que usará um modelo de internet por satélite. Na opinião dos técnicos do projeto, a tecnologia é a mais adequada para levar acesso banda larga a cidades isoladas da Amazônia, onde não há cabeamento de fibra óptica e boa infra-estrutura telecom.
Ao anunciar o programa, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que a prioridade para a instalação de telecentros serão escolas públicas, seguidas por hospitais, postos de saúde e delegacias.