2 de fevereiro de 2007

TRUQUE: INSTALE UPGRADE SEM O XP INSTALADO



Quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007 - 18h00
Windows Vista: não é preciso ter o XP
para instalar a cópia de upgrade

SÃO PAULO - Um truque permite instalar uma cópia de upgrade do Windows Vista sem possuir o Windows XP.

O truque contorna uma exigência do Windows Vista que vem incomodando muitos usuários experientes. As cópias de atualização do Vista - que custam, em média, 27% menos que as cópias regulares - só podem ser instaladas em micros que possuem o Windows XP ou 2000 rodando. É uma exigência nova, já que o Windows XP requer apenas o disco de instalação do Windows 98 ou Me para que uma cópia de atualização seja instalada.

O que alguns usuários descobriram é que o Vista também aceita uma instalação prévia do próprio Vista - mesmo que ela não tenha sido ativada - como base para o upgrade. Assim, mesmo em micros que não possuem o Windows XP rodando, é possível instalar uma cópia de atualização do novo sistema.

Para isso, é preciso fazer a instalação duas vezes. Na primeira, o usuário não deve fornecer o número de série; e também não deve utilizar a opção de ativação automática. Concluída essa primeira instalação, sem ativar o sistema operacional, deve-se iniciar o processo novamente com o Vista rodando. Nesta segunda vez, o usuário deverá fornecer o número de série e ativar o produto normalmente.

O truque é útil para quem possui um Windows XP ou 2000 genuíno (e, portanto, tem direito ao upgrade) fazer uma instalação limpa, num disco previamente formatado. Esse processo geralmente leva a melhores resultados que o upgrade direto do XP para o Vista.

Naturalmente, esse procedimento também permite que uma pessoa que não possui o Windows XP ou 2000 genuíno faça a instalação da cópia de atualização. Por isso, é provável que a Microsoft não fique muito contente com essa descoberta. É possível que a empresa feche essa brecha no futuro, talvez ao liberar o primeiro Service Pack para o Vista, previsto para o segundo semestre deste ano. Por enquanto, segundo relatos de usuários que testaram o truque, ele funciona.

Maurício Grego, da INFO

(Fonte: Site da Info on Line)